Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
– Deus é Quem decide nosso lugar  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 14:11 - Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

O Senhor sabe que o natural, para nós, é desejar honrarias humanas, mesmo quando lidamos com os eventos espirituais do Reino de Deus. Por esta razão, Jesus resolveu nos levar a raciocinar mais biblicamente, propondo-nos uma profunda verdade espiritual: “Todo o que se exalta será humilhado – e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14:11).

Somos como Tiago e João. Eles acharam natural sentar-se ao lado do Mestre, um à direita e outro à esquerda. Para os dois irmãos, seus companheiros de discipulado deveriam sentir-se satisfeitos, desempenhando papel menos honroso do que eles. Quando comparou a comunidade cristã com o corpo humano, Paulo deixou bem claro que o papel desempenhado por um é tão importante quanto o papel desempenhado por qualquer outro. “Assim, há muitos membros, mas existe apenas um corpo” (I Coríntios 12:20). E o importante, no final de contas, é o bom funcionamento do corpo como um todo.

A pessoa que precise dos próprios elogios e que despreza a avaliação feita pelo próximo, vive em uma realidade ilusória, fantasiosa. Pedro, na sua Primeira Carta, recomenda que “devemos tratar a todos com honra, amando os irmãos, temendo a Deus, respeitando o rei” (I Pedro 2:17). No Reino de Deus, quem decide nosso lugar é o próprio Rei. Aceitar esta lógica é viver com o coração alegre, produzindo os frutos esperados pelo Dono do mundo.