Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pobres em espírito  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 5:3 - ¶ Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Quem são os “bem-aventurados”, na lista do Sermão do Monte? Eles são os que choram, os humildes, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça. No princípio da lista revelada por Jesus nós lemos: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5:3).

Há um denominador comum, na lista dos bem-aventurados: nenhum deles é soberbo; nenhum deles é vaidoso ou “cheio de si”. Os felizes, os cidadãos do Reino de Deus, são caracterizados por um traço – eles se esforçam, para se encherem do “Espírito de Cristo”. Daí o ensino de Paulo aos cristãos de Corinto: “Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2:16).

Fomos salvos para uma vida de “pobres em espírito”. Como confessou João Batista, quando se trata de Jesus Cristo na vida cristã, “é necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). A mensagem bíblica, então, é muito clara: nossa disciplina, enquanto desenvolvemos nossa existência aqui na Terra, deve nos ajudar, para sermos “pobres em Espírito”. Este é o distintivo dos cidadãos do reino de Deus.