Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Façam justiça ao órfão  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 1:17 - Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Isaías residia na corte palaciana. Era um pensador erudito e, ao mesmo tempo, um consciente cumpridor da Lei. Sua vida começou a lutar pelos direitos dos injustiçados da sociedade quando o Senhor Jeová, após mostrar-lhe as injustiças sociais de Judá, oficialmente o convocou. Para o início do seu ministério, o Senhor mandou que pregasse: “Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos dos órfãos e defendam a causa da viúva” (Isaías 1:17).

Não existiam, antigamente, pessoas mais desprovidas ou desapossadas do que os órfãos. No texto bíblico, eles são citados simbolizando a insensibilidade dos adultos. Órfão é o ser humano que perdeu o carinho e a proteção da família. É a criança jogada fora, abusada por todos. Sem presente e sem futuro.

Ao apresentar o projeto de lutar pelos direitos dos órfãos, o Senhor chamou Isaías para defender uma das causas mais impopulares do seu tempo. Por isso agora, quando lemos o desafio espiritual/social que o Senhor continua a fazer aos atuais discípulos do Cristo, perguntamos a nós mesmos: que tipo de “órfãos” estão a desafiar a dimensão social do nosso cristianismo? O Senhor nos quer empenhados na luta por todos os tipos de órfãos e viúvas. Continuemos obedecendo à visão celestial que o Cristo está a nos oferecer. Sejamos, para os órfãos de hoje, as mãos que o Senhor utiliza para implantar Sua justiça.