Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pedro, tu Me amas?  |  Pr. Olavo Feijó

João 21:17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Há uma frase que afirma: “O mundo é exatamente como ele é. O mundo não é aquilo que pensamos dele”. Qual é a mensagem básica desta frase? Essencialmente, sua sabedoria está querendo nos lembrar que as coisas são do jeito que são, contrariamente ao significado definitivo que, na nossa autossuficiência, resolvemos atribuir a elas. De um jeito muito próprio do Seu estilo, Jesus resolve ensinar a Seus discípulos a grande diferença entre a realidade e as nossas distorcidas percepções da realidade. Como de costume, o Mestre usou Pedro como um agente catalisador. Após ter perguntado duas vezes sobre a dedicação do filho de João, “pela terceira vez Ele lhe disse – Simão, filho de João, você Me ama?” (João 21:17).

A reação de Pedro não demorou nada. Olhou para si mesmo, examinou o alto conceito que atribuía à sua fidelidade de discípulo e corrigiu na hora a “ignorância” do Mestre: “Senhor, todo mundo poderá Te negar. Quanto a mim, eu me garanto. Vou estar sempre firme do Teu lado, mesmo que me matem”. Jesus, confirmando aquela imensa paciência, característica do Seu modo de nos fazer crescer, pôs ordem na casa: “Pedro, fica tranquilo. Eu já sei da sua lealdade: você é que ainda não sabe o preço que vai ter que pagar”.

Jesus, felizmente para nós, continua a nos fazer perguntas que nos ensinam a depender mais Dele. Quantas vezes nosso amor a Cristo vai precisar de comprovação? Quantas circunstâncias da vida terão o poder de questionar nossa lealdade ao Senhor? Não nos irritemos com as provações que o Senhor permite. O questionamento do Mestre sempre reforçará o nosso aperfeiçoamento de discipulado. Porque Ele nos amou primeiro, está garantido nosso amor por Ele.