Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Revelações no nosso nível  |  Pr. Olavo Feijó

João 16:12 - Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Três anos é muito pouco tempo, para mudar a história da humanidade. O tempo exíguo é um teste, que revela a capacidade de comunicação do bom professor. Por isso, Jesus planejou super didaticamente a quantidade da revelação necessária e suficiente, que Seus discípulos teriam condições de aprender. Já no final de Sua jornada terrena, Jesus se explicou: “Tenho ainda muito que lhes dizer – mas vocês não o podem suportar agora” (João 16:12).

Nós, como discípulos, somos tentados a querer desvendar problemas existenciais que, na maior parte das vezes, exigiriam de nós a vivência espiritual de dezenas e dezenas de anos. Nossa ignorância é tanta que, não raro, oramos pedindo coisas que, se o Senhor as atendesse do jeito que pedimos nem sequer saberíamos avaliar a qualidade da Sua resposta. Na sua maneira peculiar, o povo tem frases que nos alertam: “Cuidado com aquilo que você pede – há sempre o perigo de você receber”.

A Bíblia pensou também neste tipo de saia justa. Paulo, inspirado pelo próprio Senhor, consolou-nos quando revelou: “O Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, uma vez que não sabemos como orar adequadamente. Por isso, o próprio Espírito intercede por nós – e o faz com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26). O Senhor respeita a nossa ignorância porque nos ama. Da mesma forma, porque procuramos amar a Deus, peçamos sabedoria e paciência, pra aceitar as características das Suas resposta. E, também, por aquele tempo todo que esperamos por elas...