Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Líder lava os liderados  |  Pr. Olavo Feijó

João 13:14 - Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Pedro expressou o sentimento que todos os discípulos tiveram. Jesus rompeu com toda a tradição da hospitalidade judaica: o certo era o subalterno lavar os pés do superior. Agindo de maneira contrária, o Mestre demonstrou, com autoridade, o poder da humildade bíblica. “Se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros” (João 13:14).

Os primeiros cristãos não eram melhores do que nós, vinte séculos passados. Muitos de nós continuam a lutar pelas honrarias da liderança, exigindo cargos mais altos. E salários que façam jus à nossa óbvia superioridade. Sabendo disso, Jesus decidiu usar uma abordagem de muito impacto capaz de eliminar todo tipo de dúvida. É preciso ter muita segurança espiritual, para caracterizar nossa liderança como humilde.

“Felizes os humildes, pois eles receberão a terra, como sua herança” (Mateus 5:5). Há uma diferença essencial entre humildade e humilhação. Conseguir reconhecimento, na base da força, forja o medo, a injustiça, a exploração do mais frágil. Conseguir a terra, em função de legítima herança, sempre fortalece o direito e a justiça. compartilhar a terra com os mais humildes com o respeito e a cooperação de todos. Jesus quer nos ensinar a lavar os pés daqueles com quem vivemos. Ninguém deve se sentir melhor do que os outros. Só Jesus é o Senhor.