Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Procurem aperfeiçoar-se  |  Pr. Olavo Feijó

2 Coríntios 13:11 - ¶ Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

Ao finalizar sua Segunda Carta aos Coríntios, Paulo nos ensina que o objetivo de aperfeiçoar-se espiritualmente é tarefa de tempo integral, até a chegada de nossa ressurreição. “Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês” (II Coríntios 13:11).

O texto que estamos enfocando não é um mandamento. O verbo usado pelo apóstolo é “procurar”, “fazer o possível”, “ter o objetivo”. Só que Jesus, quando começou Seu ministério e pregou o Sermão do Monte, deu um mandamento explícito: “Portanto, sejam perfeitos, como é perfeito o Pai celestial de vocês” (Mateus 5:48). O denominador comum de ambos os textos é “Deus, o Pai”. Em outras palavras: aperfeiçoar-se, no contexto bíblico, é um projeto de vida, energizado por Deus, nosso Pai.

Aceitar o senhorio do Cristo e ficar estacionado no “primeiro amor” é a melhor receita para quem quer viver uma vida cristã infeliz e improdutiva. É essencial que sejamos verdadeiros em nossa auto-avaliação. “Se confessarmos nossas imperfeições (pecados), Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). Este é o caminho, andemos por ele.