Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quando justiça e paz se beijam  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 85:10 - A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.

Na maior parte das vezes, a paz acontece como uma consequência. Como uma das mais intensas consequências da justiça. em outras palavras, quando pessoas e instituições se impõem à disciplina de acontecer dentro da postura do que é correto, instituições e pessoas não extrapolam a realidade. Usando de uma redação poética, é isso que a Bíblia nos declara: “O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão” (Salmo 85:10).

De nada adianta aprovar leis que determinem a qualidade dos produtos agrícolas, se elas não forem acompanhadas de leis que imponham o respeito à sustentabilidade dos campos cultivados. Este princípio do respeito à vida já fora cantado no Primeiro Salmo, que nos declara a importância “da árvore plantada à beira das águas correntes” (Salmo 1:3). Porque, se é que pretendemos a paz da boa alimentação, jamais deveremos fugir da “justiça para com a terra”, que hoje chamaríamos de justiça ecológica.

Séculos de leis humanas não produziram sociedades realmente justas e pacíficas. Tiago nos ensina que “a ira do homem não produz a justiça de Deus” (cap. 1:10). Por isso, para que a justiça e a paz consigam se harmonizar, a única receita é o “amor de Deus”, aceito em nosso coração e no coração dos relacionamentos humanos.