Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Direção para o planejar  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 16:9 - ¶ O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

Será que alguém, constantemente, planeje sua vida para a autodestruição? Conscientemente, talvez não. Na prática, porém, há comportamentos que, eventualmente, levam à morte. O livro de Provérbios tem um conselho, para aqueles que “levam a vida, sem pensar na vida”: Em seu coração o homem planeja o seu caminho. Mas é o Senhor quem dirige os seus passos” (Provérbios 16:9).

Planejar significa liberdade de escolha. Significa, acima de tudo, sofrer as consequências das escolhas feitas e não ficar choramingando, buscando botar a culpa nos outros. Quando o livro dos Provérbios foi escrito, o termo coração significava a intimidade do processo e, consequentemente, o grau de responsabilidade daquele que planeja. Daí a importância do final do versículo, que mostra a necessidade de critérios mais do que simplesmente individuais, nos planejamentos pessoais.

O Deus que nos dirige é aquele mesmo Deus que nos ama. Negligenciar esta verdade é um empurrão para a postura da desconfiança. Mas pedir ao Senhor “direção para os nossos passos” é o sábio reconhecimento da nossa necessidade de rumo. Aquele “caminho que conduz à vida” é a jornada de dependência consciente Daquele que é o Senhor da direção, por ser o caminho da vida. É neste contexto que Jesus nos declara: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida... E ninguém vem ao Pai, senão por Mim” (João 14:6). Procuremos o conselho da Bíblia e submetamos à direção do Senhor os planos do nosso coração.