Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Não somente ouvintes  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

A Carta de Tiago é um manual prático para viver Jesus Cristo. Ela é um tesouro de preceitos, posturas e orientações. Um dos seus conselhos mais profundos e práticos diz: “Sejam praticantes da Palavra e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1:22).

Paulo nos revela que “a fé vem pelo ouvir a mensagem” (Romanos 10;17). O grande contexto de “ouvir a mensagem” não se limita ao registro de vibrações produzidas do lado de fora do nosso ouvido. Para os escritores bíblicos, ouvir é escutar com muita atenção. E escutar com muita atenção sempre vem acompanhado de levar a sério a mensagem, ao ponto de aplicá-la na vida e mudar o comportamento para melhor.

A grande lição de Tiago, então, é nos alertar para não cairmos no absurdo de “não ser praticantes da Palavra”. O não praticante da Palavra ouvida “engana-se a si mesmo”, trocando o certo, pelo errado. Quando nos submetemos à direção do Espírito de Cristo, recebemos a coragem de ser praticantes. E, como o pai do jovem endemoniado curado por Jesus, crescemos mais um pouco na prática da nossa fé. O Senhor corrige a nossa incredulidade (Marcos 9:24).