Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Como ser bem sucedido  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 16:3 - ¶ Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

A narrativa bíblica nos ensina que o Senhor deseja nossa autorrealização. E ela nos alerta, também, para nossas fragilidades naturais, no nosso processo de planejar e executar. Daí a afirmação do livro de Provérbios: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz e os seus planos serão bem sucedidos” (Provérbios 16:3).

Nossa grande dificuldade é nos consagrar ao Senhor. O raciocínio humano tem certa lógica: afinal de contas, se entregamos a Deus aquilo que somos ou possuímos, o que vai sobrar para nós? foi esta a atitude de Ananias e Safira. Eles avaliaram a situação e concluíram – se dermos ao Senhor tudo o que conseguimos com a venda dos nossos bens, passaremos de proprietários para indigentes. Quando decidiram entregar à igreja apenas uma parte do que possuíam afirmara, na prática, que a eles cabia a distribuição de seus bens, e, não, ao Senhor. Antes de morrer, aos pés dos apóstolos, já haviam morrido, quando desconfiaram da providência divina.

Ana é o exemplo do lado oposto, abençoado por Deus. Do meio da sua infertilidade, pediu um filho ao Senhor. Não para ficar com ele, mas para servir no Templo. Samuel, o filho que Deus concedeu a Ana, é respeitado como um dos três maiores líderes, na história do povo de Deus. O plano de Ana – Samuel – porque foi “consagrado” a Deus, foi miraculosamente “bem sucedido”. Através da história de Ana, a Bíblia nos ensina como consagrar a Deus nossos planos e como conseguir êxito na vida.