Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Andemos também em Espírito  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 5:25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Escrevendo aos Gálatas, o apóstolo Paulo exortou os cristãos, usando termos que merecem alguma análise. Ele escreveu: “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:25). Talvez fosse necessário tentar estabelecer uma diferença entre os dois verbos.

De início, Paulo cita a Lei Mosaica, que mostra nossa condição de pecado, de separação de Deus. A Lei demonstra que, espiritualmente, estamos mortos, uma vez que “toda a alma que pecar esta morrerá” (Ezequiel 18:20). Além do mais, diz a Bíblia, “’todos pecaram” (Romanos 3:23). Pois bem, que é que Cristo faz, quando nos submetemos a Ele, aceitando a libertação do pecado, que Ele nos concede? Quando aceitamos a Cristo, passamos a VIVER a vida que Ele nos dá, pela presença do Seu Espírito em nós. viver em Cristo é ser atingido pela libertação da morte espiritual, que somente Seu Espírito nos dá. Em outras palavras, isto é “viver em Cristo”, em Gálatas 5.

O que dizer, agora, do “ANDEMOS também em cristo“? O verbo andar confere a ideia de continuidade. E, como afirma a ciência do exercício, o movimento é o instrumento essencial para a manutenção da saúde e do desenvolvimento. Já se dizia, antigamente, que “a função faz o órgão”. Andar em Cristo, então, é praticar os mandamentos do Senhor. É a vida de testemunho. É a prática da postura do amor, que recebemos do Senhor. Cada vez que andamos em Cristo, mais profunda fica nossa alegria de depender do Senhor. E é isso, exatamente, que o Senhor quer de nós.