Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
As palavras de Cristo em nós  |  Pr. Olavo Feijó

João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Jesus quis deixar bem claro que ninguém pode ser Seu discípulo, caso não desenvolva uma atitude de dependência Dele. Por isso, usou um exemplo que todos entenderam muito bem: a videira e seus ramos. “Eu sou a videira e vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, este dará muito fruto, porque sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5).

Há membros de igreja que leem de forma muito literal e restrita o texto “sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Porque eles olham para os imponentes templos do “gospel show”, percebem a falta de submissão a Cristo dos líderes e os veem “fazendo um monte de coisas! Afinal de contas: sem Cristo, podemos ou não podemos fazer coisas? Coisas espirituais não podem se feitas sem Cristo. Já coisas mundanas e humanas, o limite do que fazemos só depende de nossas ambições pessoais. Em outras palavras: ramos separados do tronco até que podem construir uma razoável fogueirinha – a única coisa que não podem fazer é produzir uvas suculentas.

Ninguém planta vinhedos só para conseguir ramos ressecados e construir algumas fogueirinhas. De igual maneira, só frequentar igreja e não se submeter ao amor e ao senhorio de Cristo é o mesmo que “não fazer coisa alguma” de natureza espiritual. Ser cristão implica se servo de Cristo. Significa reproduzir Seu ensino. E viver uma vida igual à vida do tronco, que é Cristo. Eis, então, o teste: se nosso comportamento diário reproduz a vida daqueles que aceitam o amor de Cristo, então as palavras de Cristo estão em nós, fazendo de nós ramos do Tronco.