Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Seu nome será Pedro  |  Pr. Olavo Feijó

João 1:42 - E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Na tradução hebraico-cristã, nome significa mais do que apenas um registro civil. Os nomes designavam os ancestrais, revelavam os projetos dos pais para com os filhos e, também, expressavam os propósitos de Deus nos seus relacionamentos com os humanos escolhidos. Exemplo desse fato cultural foi o modo como Jesus mudou o nome de alguns dos Seus apóstolos. “Então André levou o seu irmão a Jesus. O Mestre olhou para Simão e disse – Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas (Cefas é o mesmo que Pedro e quer dizer “pedra” - João 1:42).

Na história do cristianismo, a mais famosa mudança de nome aconteceu com a pessoa do maior missionário dos cristãos do primeiro século: Saulo de Tarso. Que seu tornou Paulo, no transcorrer de sua primeira viagem missionária, de parceria com Barnabé.

Qual foi o nome que recebemos do Espírito de Cristo, quando O aceitamos como o Senhor de nossa vida? Em outras palavras: quão intensa foi a mudança causada em nossa vida, pela atuação do Senhor? Se não notamos mudança nenhuma, seria uma boa ideia perguntar ao Senhor que tipo de mudança Ele pretendeu fazer em nós? O continuarmos na mesma, iguais ao tipo de gente que sempre fomos, como não-cristãos, isto não deveria causar em nós uma profunda pesquisa, para descobrir o que ainda está faltando. Está na hora de não sermos mais aquele ou aquela, cuja vida nada possuía do poder transformador do Cristo. Ele quer nos chamar pelo novo nome.