Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A Lei do Senhor é perfeita  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 19:7 - ¶ A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.

O dito popular costuma afirmar que “Deus escreve direito por linhas tortas”. Se apelarmos para a opinião da Bíblia, aprendemos exatamente o contrário. Diz o texto: “A Lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma. O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simplórios” (Salmo 19:7).

Nós teimamos em procurar o entendimento completo das revelações da Bíblia. Não que isto seja, necessariamente, uma postura pretensiosa. Afinal de contas, quanto mais compreendemos os ensinos das Escrituras Santas, menos obstáculos se colocarão entre nossa mente limitada e os princípios profundos e amoráveis do texto bíblico. O grande problema, escreveu Paulo, reside em nossa vaidade humana, que acredita ser possível explicar as dimensões do infinito usando critérios imperfeitos e finitos...

Apesar de ser perfeita, porque sua origem é o Senhor, o conteúdo poderoso da Bíblia nos abençoa, sem precisar da lógica humana. Lógica não refrigera a alma. Lógica apenas satisfaz as argumentações das mentes que admiram o raciocinar. O amor de Deus não exige nossa inteligência. A lei do amor perfeito de Deus requer a abertura do nosso coração. Esta é a razão porque a “Lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma”: ela pode ser aceita por sábios e ignorantes. O que nos permite aceitá-la é a nossa fé, dádiva do Espírito de Cristo para o nosso espírito.