Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
É difícil nascer de novo?  |  Pr. Olavo Feijó

João 3:3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

O problema pessoal de Nicodemos, teólogo respeitável, era encontrar a maneira certa de entrar no Reino de Deus. A explicação que o Mestre Jesus lhe deu, no início confundiu, mais do que esclareceu: “Eu afirmo que isto é verdade – ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo” (João 3:3).

De acordo com a teologia baseada nas interpretações humanas, Nicodemos estava certo. O Reino pode ser de Deus, mas os princípios do Reino devem ser o resultado da lógica religiosa humana. Isto é, primeiro nós lemos as revelações que a Bíblia nos dá. Depois de analisar os textos não muito claros das Escrituras, “facilitamos” as coisas e jogamos aquilo que não faz sentido para nós. Em seguida, rejeitamos os “absurdos” do Cristo e pregamos Seus ensinos de forma “contextualizada”. Isto é, de acordo com a lógica “gospel das conveniências contemporâneas.

O Reino de Deus pertence a Deus. As regras do Seu Reino não devem ser vestidas de acordo com os figurinos das nossas tradições. Quem causa o nascimento espiritual é o Espírito. A coisa não é para entender... é para ser aceita. E pela fé. Nascer de novo, espiritualmente, não é coisa difícil: se nos limitarmos aos recursos humanos, nascer de novo é impossível. O Reino de Deus não precisa de teólogos cheios de lógica, mas de discípulos dispostos a que “Ele cresça e eu diminua” (João 3:30).