Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Cristo é a essência da vida  |  Pr. Olavo Feijó

1 João 5:12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

A palavra “vida” pode servir para descrever mais de um fenômeno da existência, seja ela biológica, social ou literária. Ao escrever sua Primeira Carta, João decidiu focalizar a qualidade espiritual de “vida”: “Quem tem o Filho, tem a vida. Quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (I João 5:12).

Ao focalizar o tema “essência da vida”, João optou por discutir aquilo que, se ausente, irá descaracterizar toda a discussão. Na sua explicação teórica, João não viu melhor abordagem do que a sua própria experiência com seu Mestre Jesus, que lhe disse: “A vida eterna é esta – que Te conheçam como o único Deus verdadeiro; e a Jesus Cristo, a Quem Tu enviaste” (João 17:3).

A solução para o problema teológica da vida não será, então, de ordem teórica ou lógica. Quando Jesus usa o peso do verbo “conhecer” – aplicado ao Pai e aplicado ao Filho – fica muito claro que a essência da vida cristã é existencial. Viver a vida eterna em Cristo, por depender da nossa fé, obviamente não se assenta na nossa capacidade de raciocínio lógico. A essência de nossa vida, então, é o Cristo ressuscitado, que derrotou definitivamente a morte, não na sua teoria, mas na sua prática, inclusive comendo churrasco de peixe na praia de Tiberíades.