Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Espírito repousa sobre nós  |  Pr. Olavo Feijó

1 Pedro 4:14 - Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.

Escrevendo para cristãos sofrendo perseguições, Pedro nos ensina uma verdade essencial: “Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus repousa sobre vocês” (I Pedro 4:14).

A referência sobre um Espírito Santo que “repousa” começa lá no Gênesis. “A Terra era um vazio, sem nenhum ser vivente e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar e o Espírito de Deus se MOVIA por cima da água” (Gênesis 1:2). O verbo “mover-se ou repousar” é da mesma natureza do verbo “chocar”, característico de uma ave que repousa sobre os seus ovos, para completar seu processo de vida. Ao repousar sobre os discípulos de Cristo, seu Espírito desencadeia todo o processo de “vida em abundância”, prometido por Ele (João 10:10).

Qual é nossa participação neste processo constante e criativo do Espírito em nós? Pedro diz que é nossa fidelidade a Cristo. Insultados, injustiçados, depreciados, humilhados, machucados. Fidelidade não é masoquismo: é uma postura realista, consciente e amadurecida. Paulo manda “não nos conformarmos com a mente deste mundo, deixando que Deus nos transforme, por meio de uma completa mudança em nossa mente” (Romanos 12:2). Depois do repousar do Espírito, houve luz! O Espírito do Cristo em nós produz Sua Luz. Vivendo fieis à Sua luz, somos usados por Ele, como sal e luz deste mundo. Vivendo a luz de Cristo, Pedro nos garante: “vocês serão felizes”.