Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Só o bem vence o mal  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

O mal não é o inimigo do bem. O mal é a ausência do Bem. Este é um possível contexto para entender a advertência de Paulo: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:21).

Como seres humanos, vivemos no mundo. Isto significa, de acordo com João: 1. que “o mundo todo está debaixo pode poder do Maligno”; 2. por outro lado, vivendo neste mundo, “a nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com Seu Filho, Jesus Cristo: (I João 5:20). Tratando do mesmo tema, Paulo elimina completamente a hipótese de o mal do mundo vencer o Bem, que Cristo: “Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!” (I Coríntios 15:57).

Nós, como indivíduos cristãos, não temos capacidade de vencer o Maligno: só o Cristo tem. Vencer o mal com o Bem, então, é aceitar o Senhorio espiritual de Jesus Cristo. Cristo é o Poder, o único Poder. O único capaz de afirmar que venceu o mundo é Jesus (João 16:37). Consequentemente, “vencer o mal com o bem” é aceitar Jesus como Senhor, apesar de toda a pressão contrária do mundo. Vencer o mal com o bem nos sugere que a vitória que vence, neste nosso mundo, é o Cristo da nossa fé. Não somos nós: é Ele com Seu poder em nós.