Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
É necessário chorar  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 5:4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Cada bem-aventurança pregada por Jesus sinaliza o nível de maturidade cristã que o Senhor pretende que alcancemos. Disse Jesus: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4).

O chorar bíblico não é choramingar. Ele tem a ver com a forte reação que devemos experimentar, quando vemos o triunfo da injustiça. Devemos chorar de indignação, diante do desprotegido que sofre humilhação e usurpação. Chorar assim, disse Jesus, é uma bem-aventurança, porque denota amadurecimento do coração, sensibilidade da alma. Somente a identificação com os desprovidos é capaz de nos revolucionar intimamente, convocando-nos para a luta pela dignidade do próximo.

Escrevendo aos Romanos, Paulo entra em detalhes sobre a vida comunitária dos cristãos, que deve ser diferente dos padrões egocêntricos do mundo. Para conseguir este padrão, disse o apóstolo, devemos nos dedicar uns aos outros, com amor fraternal (Romanos 12:10). Somente quando nos relacionamos neste nível conseguimos experimentar o amor e o senhorio do Cristo em nós. Neste contexto, Paulo reafirma a bem-aventurança dita por Jesus e nos ensina: “Alegrem-se com os que se alegram. Chorem com os que choram (12:15).