Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Libertos da condenação  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:1 - ¶ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Uma das maneiras usadas por Paulo, para descrever a vida cristã, é o antagonismo entre nossa natureza humana e a natureza espiritual que vai nos transformando, a partir do momento em que nos submetemos a Cristo. Salvos por Cristo, nossa batalha passa a receber a garantia da Sua vitória: isto é, Cristo elimina nossa condenação. “Agora, já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus” (Romanos 8:1).

Nos países que adotam a pena de morte, “corredor da morte” é o recinto no qual os condenados à pena capital ficam aguardando o momento de morrer. Como réus culpados, a condenação lhes rouba seus direitos sociais. Além do mais, a condenação lhes retira os direitos existenciais de escolher: queiram ou não queiram, irão morrer executados.

A grande mensagem de Paulo é que “pessoas que estão unidas com Cristo Jesus” vivem libertadas das consequências da condenação. O texto de Paulo refraseia o próprio ensino de Jesus: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8:32). Por causa do cultivo de nossa união com Cristo experimentamos, desde aqui e agora, a realidade de sermos libertos da condenação.