Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Nem profeta, nem discípulo de profeta  |  Pr. Olavo Feijó

Amós 7:4 - Assim me mostrou o Senhor DEUS: Eis que o Senhor DEUS clamava, para contender com fogo; este consumiu o grande abismo, e também uma parte da terra.

Amós vivia no Reino do Sul, cuidando de suas ovelhas e da sua plantação de figos. Lá pelas tantas, o Senhor o arrancou da sua vida tranquila, ordenando que fosse ao Reino do Norte para pregar contra a corrupção que dominava, desde o rei até o mais humilde cidadão. Quando as autoridades israelitas quiseram calar sua pregação, Amós respondeu: “Não sou profeta por profissão, nem discípulo de profeta. Sou pastor de ovelhas e também cuido de figueiras. Mas o Senhor Deus mandou que eu deixasse os meus rebanhos e viesse anunciar a Sua mensagem ao povo de Israel” (Amós 7:14-15).

Profeta, de acordo com a Bíblia, é toda pessoa que anuncia ao povo as mensagens que recebe do Senhor. As maneiras de fazer a comunicação de Suas mensagens dependem, exclusivamente, do senhorio soberano de Deus. Segundo a Bíblia, o Senhor tem usado tanto modos ortodoxos quando modos muito heterodoxos para comunicar Suas mensagens, como no estranho caso da jumenta de Balaão...

Nossa função, como testemunhas de Cristo Jesus, é a de receber Sua mensagem para, sem nenhuma mudança, proclamá-la no ambiente em que vivemos. Nestes processos, agimos como profetas do Senhor. Ao pregar “assim diz o Senhor”, devemos estar seguros daquilo que, segundo a Bíblia, foi realmente dito por Deus. A questão não é ser profeta por profissão, mas por convicção e por obediência ao Senhor.