Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Aos fieis em Éfeso  |  Pr. Olavo Feijó

Efésios 1:1 - ¶ Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

A Bíblia revela um Deus que se relaciona também com indivíduos pessoais. Nosso Senhor Jesus Cristo pregou que o Pai cuida dos pássaros e das plantas. E que nunca pretendeu ser um Deus distante, inatingível. Por isso, Paulo escreveu: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos crentes e fieis em Cristo Jesus, que estão em Éfeso” (Efésios 1:1).

Existem alguns religiosos que preferem acreditar em um Ser Supremo que, após criar e ordenar todo o universo, deixou o mundo entregue às próprias leis e se retirou para a Sua longínqua eternidade. Esta posição teológica é o deísmo. Ao escrever suas cartas, o apóstolo Paulo não se declarou deísta. Cada uma delas tinha destinatário identificável: membros de igrejas conhecidas, colegas de pastorado, amigos. A carta destinada à uma certa igreja, situada na cidade e na região de Éfeso, foi redigida para gente concreta. A Bíblia não é um tratado abstrato de religião, escrito “a quem possa interessar...”.

Há convites genéricos que, por sua própria finalidade, ao se dirigir a todo o mundo, na prática revelam que não ligam pessoalmente para ninguém. Tipo: venha por sua própria conta... e risco. O Deus da Bíblia, nas suas revelações mais profundas, chama os interessados pelo nome. Saulo, inimigo confesso, quando foi convidado pelo Jesus a quem perseguia foi chamado pelo seu próprio nome: “Saulo, Saulo, você sabe mesmo a razão por que me persegue?”. Foi por isso que Saulo, depois transformado em Paulo, aprendeu que o Senhor se interessa também por gente de carne e osso. Se é que o exemplo do apóstolo serve, que tal olharmos com interesse para os “efésios” que estão ao nosso redor?