Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Para que muitas aflições?  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

Se a Bíblia fosse apenas um livro religioso, mero resultado da filosofia humana, não teria afirmações do tipo: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Salmo 34:19).

Livros religiosos, escritos por autores humanos, normalmente apresentam frases apelativas, como a de que os seus fieis automaticamente gozarão de segurança e serão blindados contra problemas, doenças e mais uma lista de aflições. A explicação é óbvia. Qualquer livro de marketing ensina que, para vender um produto, a propaganda só focaliza as bênçãos e os benefícios. Então, qual é a razão de Bíblia garantir “aflições” para os seguidores do Senhor?

Para início de conversa, se um livro se apresenta como “inspirado por Deus” – como é o caso da Bíblia – ele tem que ter, no mínimo, conteúdo honesto. O Salmo 34 é um bom exemplo. Os personagens básicos da Bíblia são dois: de um lado, um Deus q2ue se preocupa em promover maturidade espiritual para Seus seguidores. Do outro lado, existe o ser humano, geneticamente enfermo, que nunca terá qualidade de vida, caso somente enfrente moleza no seu processo de desenvolvimento. Com este pano de fundo, não será absurdo perceber “as aflições do justo” como um treinamento rigoroso. Já “o Senhor o livra de todas”, como a coroação garantida pelo treinador, como o prêmio consequente do treinamento rigoroso, seguido à risca pelo atleta cristão (que somos nós...). Para quem aceita esta explicação, quanto mais aflição, melhor.