Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pais são Professores dos Filhos  |  Pr. Olavo Feijó

Deuteronômio 31:13 - E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao SENHOR vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.

Nas vésperas de sua morte, Moisés responsabilizou os pais quanto à educação espiritual dos filhos. "Os seus filhos, que não conhecem esta Lei, terão que ouví-la e aprender a temer o Senhor, o seu Deus, enquanto vocês viverem na terra da qual tomarão posse quando atravessarem o Jordão" (Deuteronômio 31:13).

As escolas, por melhores que sejam, nunca puderam substituir os pais e as mães, no que se refere à formação moral e espiritual das novas gerações. As escolas, as igrejas, bem como outras instituições, desempenham o papel de complementação e suplementação.

Filhos e filhas que conviveram ou convivem com mães e pais que praticam sinceramente a leitura da Bíblia e a oração ficam marcados para sempre. O comportamento dos pais ensina incomparavelmente mais do que aulas formais. O exemplo sempre vem acompanhado do realismo simples e honesto da conduta diária. Nossa realidade espiritual não mudou: hoje, como há milênios, as mães e os pais continuam a ser os melhores educadores espirituais das filhas e dos filhos.