Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Socorro Humano Na Angústia  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 60:11 - Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.

Após fazer uma lista das punições sofridas pelo povo hebreu, por causa de suas desobediências, Davi faz uma oração com profundo significado teológico: “Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem” (Salmo 60:11).

Angústia não é o mesmo que tristeza. Nem é sinônimo de ansiedade. Angústia é uma vivência muito mais profunda que sofrimento. Angústia é uma ferida existencial, que consegue roubar nosso significado de viver. Na angústia, nada mais vale a pena. A pessoa angustiada declara, com horror, que foi abandonada por Deus e pelos homens.

Davi sabia, por experiência própria e por revelação divina, que para o angustiado “vão é o socorro do homem”! Daí o sentido da sua oração: “dá-nos auxílio na angústia”! Aqueles que se entregaram às disciplinas de Deus, durante a experiência encontradas, por eles, no processo de deixar o Senhor intervir. Se não fosse pela graça poderosa do Espírito em nós, a angústia seria o nosso fim. Todavia, a decisão firme de entregar a Deus nossa grande enfermidade existencial sempre resulta em livramento da angústia e em libertação da alma. Durante nossa angústia, sigamos o caminho do salmista – e de todos os cristãos que experimentaram cura – abramos o coração e permitamos a intervenção do nosso Deus.