Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Como Entender Os Próprio Erros  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 19:12 - Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.

Não dá para consertar, na estrutura de um prédio, um defeito não detectado. Foi algo parecido que o salmista nos declarou. “Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço” (Salmo 19:12).

Nossas virtudes e nossos defeitos são, basicamente, consequência da estrutura de nossa personalidade. E, também, da nossa infância na família e nas outras instituições às quais pertencemos. Se é difícil descobri-los, muito mais difícil ainda é lidar conscientemente com eles. Davi precisou da ajuda especializada do profeta Natã para se dar conta da enormidade do seu erro contra Bate-Seba e sua família. Porque ele caiu em si, se humilhou e se arrependeu, é que escreveu os salmos 32 e 51. E que deu um novo rumo espiritual à sua vida.

Quando somos honestos, conseguimos melhorar como gente, a partir dos erros que reconhecemos. É preciso pedir a Deus muita coragem, antes de buscarmos as correções do Espírito de Cristo. Elas são amorosas, mas não deixam de doer bastante. O Senhor que abre a ferida infectada é o mesmo Senhor que aplica em nós Seu poderoso antibiótico. Quem pode discernir os próprios erros? Ninguém. Só nosso Pai é quem pode. O mais importante é que Ele, além de poder, está sempre disponível para nos acertar.