Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Gênesis 48 - Paixão Pela Palavra  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 48:1 - ¶ E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai está enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim.

O ápice da grandeza de José é observado no capítulo 48 de Gênesis. Em uma cena bastante parecida com a protagonizada por Isaque, que chama os filhos para abençoá-los próximo a morte, José se apresenta ao pai com seus dois filhos, Efraim e Manassés. Fica evidente aqui que José finalmente assume o papel da primogenitura entre os filhos de Jacó, em lugar de Ruben, que desonrou o leito de seu pai (Gn 49.4). Contudo, como José foi tirado de Jacó, ele recebe a seus netos como filhos. Mais uma vez evidenciando a ação soberana de Deus, a benção é invertida, privilegiando o mais novo (vv.18,19).

Perceba nessa leitura a tríplice menção a ação de Deus, nas palavras de Jacó. Ele é (1) o Deus em cuja presença andaram Abraão e Isaque, (2) O Deus que o sustentou e (3) o Anjo que me livrou de todo o mal. Deus se mostrará exatamente dessa forma na continuidade da nação israelita: um Deus presente, um Deus provedor e um Deus libertador. Assim se dá conosco! Deus mora em nós, provisiona todas as nossas necessidades e nos liberta, pelo poder do sangue que Seu filho derramou para nos redimir de todo o mal.

Que o Senhor Deus esteja com você, te sustente e te guarde! Essa é a mensagem de Gênesis 48.

---------------------------------------------

Vídeo Devocional: https://www.youtube.com/watch?v=mzC3IOmSKiE

Inscreva-se: http://bit.ly/1NqbS83

Curta: http://on.fb.me/1OFRwHl

---------------------------------------------