Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Às Vezes, Cometemos Pecado  |  Pr. Olavo Feijó

1 João 1:8 - ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

O apóstolo João nos adverte que, mesmo salvos por Cristo, nossa frágil natureza humana ainda nos induz, esporadicamente, a ceder ao pecado. “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando e não há verdade em nós” (I João 1:8).

O autor bíblico nos ensina o drama que se instala na vida cristã. Aquele que aceitou o senhorio de Cristo não vive mais em pecado, desagradando o Mestre continuamente: quem vivem em pecado é porque não vive em Cristo. Por outro lado, mesmo tendo sido resgatados pelo poder do Cristo, as tentações com que este mundo nos envolve contribuem para, em certas ocasiões, cairmos em pecado. Sobre isto, Paulo chegou a nos ensinar, com sua confissão: “o bem que quero fazer eu não faço e o mal que não quero, este faço” (Romanos 7:21).

Viver em Cristo não possui nada de automático. Viver em Cristo significa uma resposta consciente e disciplinada aos desafios do Mestre, quando Ele nos convocou para ajudar no estabelecimento do Reino de Deus na Terra. Satanás, o “príncipe deste mundo”, recebeu o poder de nos cercar de tentações: dentro de nós e fora de nós. O Inimigo, entretanto, não tem o poder do Cristo. De modo que, quando caímos em alguma tentação, a única saída para nós é nos agarrarmos com Cristo. Em outras palavras, é o que nos garante João: “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto – Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade” (verso 9). Quando pecamos, a única saída espiritualmente válida é entregar nossa fragilidade a Cristo e acreditar no Seu amor restaurador.