Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem Se Engrandece Será Humilhado  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 18:14 - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Jesus quis ensinar Seus discípulos qual é o critério do Senhor, quando avalia o ser humano. Aí, contou uma parábola, comparando a jactância de um fariseu, com a humildade de um cobrador de impostos. Concluiu dizendo: “Porque quem se engrandece será humilhado e quem se humilha será engrandecido” (Lucas 18:14).

As religiões humanas se baseiam no mérito humano: quanto mais o fiel dá oferta e presta serviço ao deus da sua crença, mais importância ele adquire. Para alguns crentes este sistema faz sentido – quem dá mais, merece mais. Jesus discordou desta teologia e, para nos ensinar o certo, contou a parábola do fariseu e do cobrador de impostos. O fariseu, porque procurava cumprir todo o ritual da Lei (ainda que não o conseguisse), se achava digno de engrandecimento. Já o publicano, que sabia muito bem das suas falhas e pecados, sua postura diante de Deus foi humilde e de absoluta dependência do Senhor.

Entre um fariseu e um publicano, Jesus nos quer com a humildade e a sinceridade do cobrador de impostos. Ninguém pode ter saúde se não descobre sua doença, para tratá-la. Doente que não se trata e diz para todo o mundo que esbanja saúde é o melhor candidato para a morte. Nossa saúde é Cristo. É o Seu poder que nos cura da doença do pecado. Quem se humilha diante do Cristo sempre é agraciado com saúde espiritual.