Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Forças Renovadas no Senhor  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 40:29 - Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Viver neste mundo é uma tarefa cansativa. A vida diária exige de nós todas as nossas energias. Por isso, muitas vezes achamos que nem Deus se importa com nosso cansaço. O Senhor, porém, através do profeta Isaías, garante exatamente o oposto: “Aos cansados Ele dá novas forças e enche de energia os fracos” (Isaías 40:31).

A ciência trata do mesmo assunto e dá o nome de entropia ao gasto das energias. E dá o nome de homeostase à restauração da energia e do equilíbrio. Isaías usa linguagem espiritual e nos revela que Deus é a origem de toda a nossa homeostase: Ele “dá novas forças e enche de energia os fracos”. Em assim dizendo, a Bíblia nos ensina como buscar no Senhor o reequilíbrio de nossas forças.

Há uma razão muito importante na ênfase dos autores bíblicos. Mesmo os cristãos mais devotos experimentam situações de cansaço e desequilíbrio. Nessas crises, nós nos agarramos às soluções mais simples: os amigos, os terapeutas, os remédios. Nada de errado nisso, uma vez que todos esses recursos podem ter a bênção de Deus. Davi, porém, nos ensina qual é a origem de toda a renovação de forças: é a nossa dependência do Senhor. “Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças” (v. 31). Deus é o Senhor da nossa homeostase. É Ele o poder que nos restaura.