Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Esperança Com Alegria  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Uma das formas populares de definir a esperança traz consigo uma ideia meio derrotista do tipo “é a última que morre”. Mas morre. O apóstolo Paulo nos ensina que a esperança é dom do Espírito. Por isso, ele escreveu: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre” (Romanos 12:12).

Paulo nos fala da esperança no mesmo contexto dos sofrimentos. Ao dizer “e orem sempre”, o apóstolo nos alerta para os perigos de enfrentar nossas provações formados na nossa própria força. Provação sem oração nos leva à depressão e à derrota. Sem oração, não dá para “aguentar com paciência os sofrimentos”.

No verso anterior, escreveu Paulo: “sirvam ao Senhor com o coração cheio de fervor”. O coração cheio de fervor não se limita a olhar para as próprias falhas – ele olha para o Senhor Jesus porque “é por meio Dele que a nossa fé começa e é Ele quem a aperfeiçoa” (Hebreus 12:2). Graças a Deus porque a esperança é dom do Espírito, para vencermos os sofrimentos do mundo. Por isso, a esperança cristã produz em nós alegria.