Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Exercício Espiritual  |  Pr. Olavo Feijó

1 Timóteo 4:8 - Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

Para o apóstolo Paulo, não há desenvolvimento de vida espiritual sem o exercício das práticas cristãs, ensinada pelas Escrituras Sagradas: “Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro” (I Timóteo 4:8).

A lição básica de Paulo é que vida saudável exige o comportamento habitual do exercício. O texto, na verdade, não está diminuindo o exercício físico, uma vez que o apóstolo desenvolveu uma profunda teologia sobre o corpo, como sendo o templo do Espírito Santo, que habita em nós (I Coríntios 3:16).

Que é o exercício espiritual? Em princípio, ele é constituído de: meditação bíblica, oração, obras da fé. Teoria e prática. Raízes e frutos. Tudo seguindo uma atitude consciente, responsável, organizada. Além de leitura, a Bíblia requer estudo. Mais do que pedidos, oração requer comunhão com Deus e dependência da Sua vontade. As obras da fé são o fruto coerente da aceitação do senhorio de Cristo, expressão em comportamento de justiça e de amor. Por isso, Paulo concluiu: o resultado do exercício espiritual é a vida.