Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A Fé Para Ser Aumentada?  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 17:5 - Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

Após ouvirem o ensino de Jesus sobre quantas vezes perdoar, os discípulos acharam por bem fazer um pedido: “Os apóstolos disseram ao Senhor – Aumenta a nossa fé” (Lucas 17:5)

O comentário feito pelo Mestre, após ouvir a oração aparentemente simples dos apóstolos, obriga-nos a levantar alguns questionamentos. Um deles pode enfatizar o seguinte detalhe: o que importa na fé – sua quantidade ou sua qualidade? A imagem do “grão de mostarda” é um argumento de redução ao absurdo. Porque o próprio Jesus, em outras ocasiões, elogiou a “grande fé” (Mateus 9:2) dos amigos de um paralítico e criticou a “pequena fé” de um Pedro afoito que começou a afundar (Mateus 14:31).

Parece, então, que fé é uma atitude na vida. É a postura da alma, diante das decisões do cotidiano. A fé, simplesmente, acredita que jogar as próprias dúvidas nos braços de Cristo é o tipo de absurdo que sempre dá certo. A experiência pessoal de viver pela fé acaba nos ensinando que a gente é autorizado a ter medo – só que a fé não para por aí: ela nos provoca a trocar o nosso medo pela vivência do amor de Deus. Por isso, fé não é coisa para ser medida. É uma complicada simplicidade para ser posta em prática... mesmo sem montanhas para serem removidas!