Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Vá E Faça O Mesmo  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 10:37 - E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Afinal de contas, quem é o meu próximo, perguntou a Jesus, um dos professores da lei judaica. O Mestre respondeu contando uma história conhecida como a “parábola do bom samaritano”. Ao final, diante da atitude compassiva do viajante que cuidou do agredido no caminho, “Jesus disse: vá e faça o mesmo” (Lucas 10:37).

É bem possível, hoje em dia, que muitos leitores de Jesus nada saibam sobre o que era um sacerdote, o que fazia um levita ou, sequer, que tipo de gente era um samaritano. A mensagem da parábola, entretanto, salta aos olhos: diante de uma pessoa agredida e injustiçada, mais do que deplorada ela merece ser atendida e recuperada. Palavras de revolta, diante de uma injustiça se não forem acompanhadas por ação reparadora, não corrigem a maldade imposta ao inocente.

O desnecessário exagero que emergiu do debate sobre a fé e as obras, vacinou muitos cristãos contra a verdade bíblica das ações de justiça. só que Jesus, ao nos ensinar sobre o Reino de Deus, sempre contou parábolas de ação e de comportamento. Discípulo, disse Ele, é como ramo do tronco original e que, por sua dependência do tronco, produz frutos que alimentam. Muitos frutos. Frutos de qualidade. Jesus pregou, mas, paralelamente, agiu. Discípulos de Jesus devem ir e fazer o mesmo.