Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Graças A Onesíforo!  |  Pr. Olavo Feijó

2 Timóteo 1:16 - O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias.

A prisão em Roma marcou Paulo profundamente. Muito da teologia paulina teve suas origens nas meditações espirituais cultivadas na opressão do cárcere. O lado emotivo daquelas correntes humilhantes foi o cuidado carinhoso dos companheiros da obra missionária. Um deles foi Onesíforo: “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso” (II Timóteo 1:16).

O nome do amigo de Paulo tinha um significado que lhe caia bem. Onesíforo, no grego, quer dizer “portador de vantagem”. Mal imaginava, o amigo que “diligentemente” cuidava de Paulo, que seu amor cristão contribuiu profundamente para o sustento espiritual do apóstolo dos gentios. Onésimo não sabia, mas o Espírito de Cristo o usou como instrumento na Sua obra de estabelecer o Reino de Deus na Terra...

A estratégia da providência divina não é o individualismo. Pelo contrário, as imagens usadas pela Bíblia, no seu objetivo de nos motivar em nosso testemunho cristão, sempre enfatizam cooperação, trabalho de inter-relação e interdependência. Nossa missão não é o estrelismo, mas a dedicação do coadjuvante. Onesíforo é o símbolo da cooperação consciente, dedicada, carinhosa. A decisão é nossa. Egocentrismo ou cooperação?