Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Amar É Difícil  |  Pr. Olavo Feijó

1 João 3:4 - ¶ Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.

Amar é uma postura muito difícil. Por isso, ele é um mandamento. O apóstolo João o declara: “Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros” (I João 3:4).

Coisas que são óbvias e que fazem parte da natureza humana não precisam de ser mandadas. Por exemplo: se pararmos de respirar, morremos. Por isso, ninguém precisa de um mandamento, para respirar. Os mandamentos bíblicos se preocupam com a construção da nova natureza, que o Senhor Jesus veio para instalar em nós. De todos os mandamentos, o de amar é o mais difícil, porque ele tem a ver com a própria natureza do Senhor. Na mesma Primeira carta, João nos revela que “Deus é amor”.

Ora, se amar é da natureza divina, de que maneira conseguimos cumprir o mandamento de amar? João nos responde, no início do seu Evangelho: quando aceitamos o senhorio de Jesus e acreditamos que Ele é o Cristo, nós recebemos a capacitação de nos tornarmos “filhos de Deus”. Aí, nesta condição, o Espírito de Cristo nos restaura, injetando em nós o amor de Deus. Amor que, pela graça divina, vai tomando conta da nossa personalidade. Neste contexto, lembremo-nos do que Jesus afirmou: S Me amardes, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Como amar é uma decisão, quanto nos submetemos ao Cristo, mais a Sua natureza de amor se solidifica dentro de nós. E nos nossos relacionamentos com Deus e com o próximo.