Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Buscando Jesus, À Noite  |  Pr. Olavo Feijó

João 3:1 - ¶ E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

O evangelista João relata o episódio de uma autoridade judaica que resolveu procurar Jesus para conhecer melhor Seus ensinos. “Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite...” (João 3:1-2).

A curiosidade do fariseu Nicodemos ficou mais aguçada depois que Jesus começou a fazer milagres em Caná, da Galiléia. E, também, depois que Ele expulsou do Templo de Jerusalém mercadores, que se aproveitaram da Páscoa, para transformar a área religiosa em um mero centro comercial. Um detalhe da narrativa, porém, chama nossa atenção: Nicodemos decidiu procurar Jesus somente à noite...

Por que pessoas precisam da noite, para buscar conhecer a Jesus? Por que não em pleno dia? E não no meio da praça pública? Ao afirmar a necessidade de “nascer de novo”, de “nascer do Espírito”, Jesus dá uma resposta aos que pensam ser possível ser um cristão às escondidas. Discípulo de Cristo assume em pleno dia que é um servo do Senhor. O testemunho cristão é tarefa de tempo integral, com luz ou sem luz. A estratégia de Jesus é clara: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).