Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Trabalho Bom Não Cansa  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 3:17 - ¶ E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Trabalhar a terra com muito cansaço e suor foi uma das consequências da desobediência de Adão. De acordo com Moisés, esta foi a sentença de Deus decretada contra Adão: “ – Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que Eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você (Gênesis 3:17).

Não que, antes da desobediência, Adão não tivesse muito trabalho. Tinha e, até, demais. Classificar e dar nomes a todos os animais, por exemplo, significou um trabalho detalhado e intenso. Só que, como foi feito de acordo com os critérios e a motivação do Criador, dar nome aos animais não cansou o primeiro administrador da História.

O ser humano, como criado pelo Senhor, não foi feito para a ociosidade. Nem para o sedentarismo. Diz Gênesis que “o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações” (2:15). Enquanto as instruções do dono do Jardim foram respeitadas, tudo ficou “bom” e bonito. Esta, portanto, é a grande lição da Bíblia sobre a relação do ser humano com o trabalho. Trabalhar certo, seguindo os mandamentos do Senhor, sempre produz bem estar físico e emocional. Até hoje, trabalho que leva em conta a vontade de Deus não cansa.