Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem Fez A Boca Do Homem?  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 4:11 - E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?

Ao ser convocado por Deus, para liderar a libertação dos hebreus subjugados no Egito, Moisés quis renunciar a missão, baseado na sua dificuldade óbvia de se comunicar. Ao que o Senhor retrucou: “Disse-lhe o Senhor – Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor?” (Êxodo 4:11).

Qual o critério do Senhor, quando convoca o trabalho de um filho Seu? A autopercepção do convocado? Ou a Sua Alta percepção, que sabe exatamente o antes, o durante e o depois? Há uma razão para a Bíblia relatar vários servos de Deus que apresentaram desculpas sérias, para explicar suas recusas ao chamado divino. O ponto comum de todas as narrativas: sempre o Senhor conseguiu convencer os indecisos, no sentido de confiarem não neles próprios, mas no próprio Deus.

Quem fez a minha boca? Quem fez a minha capacidade de administrar? Quem deu às minhas mãos o poder de limpar bem qualquer ambiente? Vale a pena aceitar, corajosamente, a resposta de Deus. Todas as vezes que o Senhor nos convoca é porque Ele mesmo nos irá capacitar a cumprir Sua obra, qualquer que ela seja. Não nos esqueçamos das lições ensinadas pela história bíblica. Afinal de contas, o que somos é um instrumento – o poder da obra vem do Senhor.