Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 2 Coríntios - Um espinho na carne  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

Muito tem se falado a respeito do espinho na carne de Paulo, sendo a tese de que se referia a alguma enfermidade física ganhou força nas últimas décadas, sendo que muitos comentaristas afirmam ser alguma doença nos olhos, citando Gl 4.15. Apesar de fazer algum sentido, eu tenho algumas ressalvas com essa interpretação, por achar muito difícil Paulo chamar uma doença pelo nome de "mensageiro" (vv.7). Contudo, não há informações suficientes que confirmem nenhuma das três principais correntes de interpretação.

O que me chama a atenção é o fato de Paulo chamar essa situação de "espinho". O que faz um espinho? Espeta! Só quem já sentiu uma farpa de madeira pontiaguda entrar em sua pele ou um espinho de mato furar seus pés em uma caminhada sabe o quando dói e incomoda. Eu entendo que Paulo usa essa linguagem para mostrar que o incômodo causado pela experiência o manteve vivo, em movimento e sempre humilde diante do Seu Deus. Não há como estar em zona de conforto com um espinho nos espetando. E Deus as vezes permite que esses "mensageiros de Satanás" nos causem alguma dor, para que por ela nos permaneçamos atentos espiritualmente.

-------------------------------------------------

Curta minha página no Facebook

www.facebook.com/PastorSergioFernandes