Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Passar Por Samaria É Preciso  |  Pr. Olavo Feijó

João 4:4 - ¶ E era-lhe necessário passar por Samaria.

Entre a Judéia e a Galiléia, ficava Samaria, terra desprezada pelos judeus. Para ir da província do norte para a província do sul todos os desvios eram usados, desde que os samaritanos fossem evitados. Por que, então, o evangelista declarou que “era necessário passar por Samaria”? (João 4:4).

A informação, evidentemente, nada tinha a ver com geografia. “Passar por Samaria” é uma expressão para provocar nosso raciocínio espiritual. Caminhar pela província dos desprezados e, mais ainda, estabelecer contato pessoal com os habitantes foi o modo usado por Jesus para reiterar seu lema de que Ele veio para todos os necessitados do amor recuperador de Deus.

Os religiosos preconceituosos dos nossos dias continuam evitando as Samarias contemporâneas. Os religiosos medrosos dos nossos dias continuam a postura de evitar os “samaritanos” – a presença de pecadores muito diferentes é sempre vista como um perigo para nossas queridas tradições. Por isso, de vez em quando, é necessário relembrar a declaração o Evangelho de Cristo. Seu Evangelho nos manda passar por Samaria.