Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Reflexões em 2 Coríntios - Disciplinar, mas não em excesso  |  Pastor Sérgio Fernandes

2 Coríntios 2:5 - ¶ Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos.

Pode ocorrer, em uma comunidade cristã, uma situação onde um membro ofende gravemente seu líder. Parece ser o caso de 2 Co 2.5,6. Uma parte dos comentaristas biblicos afirmam que o ofensor é o mesmo de 1 Co 5.1, outros já o identificam como um falso mestre que questionou a autoridade apostólica de Paulo (2 Co 10.2). Sendo um ou outro, o que entendemos é que a ofensa de um irmão ao seu líder é uma ofensa a toda a comunidade. E nesse caso, Paulo elogia a atitude dos coríntios de, com a sua orientação, tê-lo disciplinado (vv.9). Contudo, o apóstolo faz uma importante ressalva: "basta ao tal essa repreensão feita por muitos" (vv.6).

A disciplina deve ser ao mesmo tempo rigorosa e amorosa. Rigorosa, no sentido de preservar os valores morais do cristianismo e a ordem na comunidade cristã. Amorosa, no sentido de que o disciplinado não deve ser ignorado pelos demais, pelo contrário, deve receber ainda mais atenção e amor, para que não se deixe abater pela tristeza da repreensão. Quando um membro disciplinado é deixado de lado, Satanás usa o abatimento para destruí-lo. Quando a comunidade cuida dele, o amor de Deus o encoraja a aprender com seu erro e a recomeçar com mais prudência e maior comprometimento com a causa do Reino.

-----------------------------------------------

Precisando melhorar a vida de oração? Acesse!

https://www.youtube.com/playlist?list=PLlqCP5wXmMtGEpcRPFIBSD7XGB2nITE90