Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem Será Contra Nós?  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:31 - ¶ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Em Mateus 10:22, o próprio Jesus declara: “Todos odiarão vocês, por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo”. Esta profecia do Cristo, aparentemente, contraria o texto de Paulo, de acordo com as traduções mais tradicionais de Romanos 8:31 – “quem será contra nós?”. A tradução na linguagem de hoje entra no mérito da questão e afirma: “Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!”

A pergunta de Paulo, na carta aos Romanos, é na realidade uma continuação do alerta dado por Jesus a todo aquele que decidir aceitá-lo como Filho de Deus e Senhor do universo. Paulo repete Jesus, quando é inspirado pelo Espírito nos informa que, como cristãos, automaticamente entramos na batalha espiritual que Deus permitiu, desde o Éden. Ser cristão implica lutar contra “as forças espirituais do Maligno” que oprimem a maioria das pessoas do nosso mundo (Efésios 6:12).

Cristão que se preza, e procura ser fiel a Cristo, tem todos e todo o mundo contra ele. Ignorar esta realidade bíblica é ser espiritualmente ingênuo. Por outro lado, entretanto, é essencial aceitar incondicionalmente a superioridade vitoriosa do Senhor que nos salvou. Por isso, quando Paulo afirma que ninguém conseguirá vencer os cristãos fiéis, o que o Apóstolo está escrevendo é uma reafirmação de Jesus: “Eu venci o mundo” (João 16:33). É bom sinal que o mundo esteja contra nós: isto significa que o Senhor do universo está do nosso lado e nós do lado Dele.