Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 1 Coríntios - Em memória de mim  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Coríntios 11:26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

A ceia do Senhor não é a repetição do sacrifício de Cristo (Ele morreu uma única vez, de uma vez por todas, para nos livrar dos nossos pecados, Hb 9.24-28). Na verdade, entendo que quando ceiamos, estamos pregando a morte de Jesus de uma forma dramatizada, de forma que a palavra que falamos e os símbolos que utilizamos fiquem bem vívidos diante da Igreja.

O pão que erguemos ao céu e abençoamos nos recorda que Cristo foi erguido no madeiro. O partir do pão nos recorda os seus sofrimentos. Um único pão nos lembra que há um Único salvador e como todos comem do mesmo pão, estamos afirmando que Deus não faz acepção de pessoas em Seu glorioso propósito de nos salvar. O cálice nos recorda do sangue derramado em favor de nossa redenção. O vinho (que na Bíblia tem uma simbologia com respeito a alegria) nos faz pensar que a alegria de salvação que desfrutamos foi conquistada pelo sofrimento do Salvador (o castigo que nos traz a paz estava sobre ele). Nós comemos o pão e tomamos o vinho (porque a obra de Cristo está sendo realizada dentro de nós, pois Deus nos fez, em Cristo, novas criaturas).



Se não tivermos reflexão no ato da ceia, estamos simplesmente replicando uma liturgia, e isso não promoverá em nós efeito algum. Mas quando participarmos do ato com fé e reflexão, experimentaremos o fluir da graça do Salvador em nossos corações e em toda nossa comunidade.

-------------------------------------

Siga-me no instagram: @pastorserginho