Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A Alegria Ajuda A Saúde  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 17:22 - ¶ O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Um estado saudável exige vários elementos interligados: um deles é o sentimento da alegria. É isto que nos diz o livro de Provérbios: "A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos" (Provérbios 17:22).

A alegria é um sentimento complexo, resultante da combinação satisfatória de sensações e percepções. O apóstolo Paulo se alegrava, quando sofria por causa de Cristo. Para ele isto era um sinal positivo da sua fidelidade ao Senhor - afinal de contas, quanto valem nossas provações, quando comparadas ao sacrifício de Jesus por nós? Ninguém se alegra, quando vê sua vida desperdiçada. Quando, entretanto, percebe que seus objetivos estão sendo atingidos, a consequência é o sentimento da alegria. E da renovação das próprias energias e dos próprios esforços. Por isso, alegria faz bem à saúde.

Há alegrias profundas e alegrias superficiais. Há alegrias passageiras e alegrias que permanece. Cultivar a saúde espiritual é selecionar biblicamente as experiências que nos dão alegria. Pedro, por experiência própria e por inspiração do Espírito, nos encoraja a ficarmos alegres quando sofremos por Cristo (I Pedro 4:13). Sofrer por Cristo é sinal de saúde espiritual. E, porque sabemos que o Espírito de Cristo está conosco e nos restaura, ficamos profundamente alegres. Também na vida espiritual, a alegria faz bem à saúde.