Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Reflexões em 1 Coríntios - Sacrificados a ídolos  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Coríntios 8:1 - ¶ Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.

Corinto era uma cidade infestada por uma terrível idolatria. Boa parte dos irmãos havia tido contato com cultos pagãos antes de conhecer o evangelho de Jesus Cristo, e agora, queriam entender os limites que deveriam manter entre a nova realidade e a antiga. E um dos limites que precisava ser estabelecido era a respeito do contato com alimentos sacrificados a ídolos.

Não era um assunto simples de se resolver. Primeiro, boa parte das relações sociais em Corinto girava em torno de algum contato com os templos pagãos (e obviamente as suas refeições). Segundo, quase todo o alimento vendido na cidade havia sido previamente oferecido em altares pagãos. Terceiro, nem todos os cristãos estavam maduros o bastante para se alimentar com esses alimentos sem manchar sua consciência.

O cristão sabe que o ídolo por si só não é nada. Se comermos um alimento que tenha sido consagrado a ídolos, isso por si só não nos tornará impuros. Mas somos orientados pela Bíblia a nos abstermos deles pela fraqueza de consciência de alguns irmãos (At 18.29).

--------------------------------------

Siga-me no instagram @pastorserginho