Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Decisões Responsáveis  |  Pr. Olavo Feijó

Josué 24:15 - ¶ Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

No final de sua liderança dos israelitas, Josué reúne o povo para a sua despedida como líder. E faz um apelo, no sentido de que o povo reconheça sua responsabilidade nas decisões espirituais a ser tomadas. “Mas se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir” (Josué 24:15).

Não existe neutralidade no mundo espiritual. Não faz sentido alguém afirmar que não liga para a dimensão espiritual da vida – o simples fato de não ligar já é, em si, uma decisão. Com consequências previsíveis. Desculpas, nós as inventamos em quantidade. Dizer que Eva lhe deu do fruto em nada diminui a responsabilidade de Adão, quando decidiu desobedecer ao Criador.

Paulo ressalta nossa responsabilidade pessoal, quando se trata de obedecer ou desobedecer ao Senhor. “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). Seguir a onda da maioria não nos exime de responsabilidade. Escrevendo à igreja de Éfeso, Jesus elogia seus membros porque, ao descobrirem o engano de seus líderes, os denunciaram e não os seguiram (Apocalipse 2:2). Cristo ainda hoje nos pergunta: “será que vocês também querem ir embora?” (João 6:67). A decisão é nossa. Somos responsáveis por ela.