Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Só Escutar Não Basta  |  Pr. Olavo Feijó

Marcos 6:20 - Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia.

Mesmo pregando no deserto, o impacto da pregação de João Batista chegou até o rei Herodes. Diz a Bíblia que “Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer – mas mesmo assim gostava de escutá-lo” (Marcos 6:20).

Diz o povo que o medo é um mau conselheiro. O medo ensina que a melhor defesa é o ataque. E, se possível, sem dar chance ao adversário. Herodes ouvia a palavra de Deus com medo. Por isso, “ficava sem saber o que fazer”. Herodes “gostava de escutar João”, mas seu medo bloqueava a sua fé. Por isso, quando pressionado por Herodias, mandou matar o Batista. Eliminou o pregador da Palavra e, consequentemente, eliminou sua oportunidade de viver uma vida com Deus.

Nos dias de hoje, aumenta preocupantemente o número daqueles que “gostam do Evangelho”. Em parte, por culpa da incredulidade deles. Mas em parte, também, porque nossos mega templos estão se especializando na pregação de um Cristo gostável. Gostar não é amar. Amar é decisão. Amar é engajamento. Amar é obediência. Esta é a mensagem do próprio Jesus, o Cristo: “Se vocês Me amam, obedeçam aos meus mandamentos” (João 14:15). Só escutar não basta. É preciso amar. E obedecer.