Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Oração, Azeite E Cura  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 5:14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

Tiago ensina a interdependência entre saúde espiritual e saúde física. “Se alguém de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor” (Tiago 5:14).

Neste texto, Tiago não está declarando que toda doença será curada, mesmo com oração. Ele sabia muito bem que a doença de Lázaro não foi curada: o amigo de Jesus morreu, mesmo tenho suas irmãs orando com profunda fé (João 4:14). E Tiago também sabia que a causa da doença física nem sempre se relaciona com o pecado do doente (João 9:3). Apesar de todos esses ensinos bíblicos, este texto nos manda orar e medicar o enfermos, sempre que houver doença. Só que a cura é um problemas a ser resolvido por Deus, dentro dos planos que Ele tem para cada um de nós.

Saúde não deve ser definida como ausência de doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela é a capacidade orgânica de funcionar com eficácia, com resultados positivos. A disfuncionalidade atinge a vida emocional, os órgãos do corpo, os relacionamentos sociais, a vida espiritual. Não basta tomar remédios poderosos e desprezar a oração. Além de orar, é preciso também medicar. O importante é obedecer a revelação que Jesus nos fez: doença, oração, pecado, cura, tudo é permitido para a “glória de Deus”.